E lá se foi mais um Carnaval no meu Brasil Varonil. E como passou rápido estes dias de folia.

Eu passei o meu Carnaval em Sampa. Lugar que é chamado por alguns de o túmulo do samba. Aliás, quem inaugurou este apelido foi o músico e poeta Vinícius de Morais.   

Confesso que uma pergunta relacionada com a afirmativa feita pelo Vinícius veio a minha mente diversas vezes durante os dias de folia: São Paulo é o túmulo do samba? E a resposta que eu consegui chegar ao final destes quatro dias foi um NÃO bem firme e forte. São Paulo não é túmulo do samba!

 

Antes de chegar a minha resposta eu pensei em algumas coisas que eu já vi e vivi por aqui. Lembrei-me das várias rodas de samba que existem pela cidade. Sendo que algumas eu até estive presente, tomando uma breja bem gelada, é claro. Me recordei de tias, colegas e vizinhos que curtem o seu sambinha feito em Sampa. E principalmente, eu me lembrei que São Paulo é conhecida por ser a terra onde tudo é possível. Aqui se encontra o mundo, e o mundo se encontra por aqui. Então por qual motivo não teríamos espaço para uma música genuinamente brasileira. Éééée…Sim, nós temos samba!

 

Na sexta-feira de Carnaval, um pouco antes de chegar a esta minha resposta, eu dei uma volta pela cidade para tentar descobrir se nós tínhamos samba pelas ruas. E isto foi em pleno o início de um feriadão. Para a minha surpresa, eu me deparei com um grupo Afro, que estava puxando um bloco em plena a rua Martins Fontes, no centro de São Paulo. Eu nem sabia que São Paulo tinha um Carnaval de rua (inocência). Há uma foto deste bloco logo abaixo. Ela foi tirada pelo Marcio, um amigo meu. O fato serviu para reforçar ainda mais a minha tese sobre o Carnaval e o samba paulistano.

 

Ah, segue também um link de um vídeo produzido pelo Marcelo Taz falando sobre o mesmo assunto. Tem até Led Zeppelin no samba.

 

http://mais.uol.com.br/view/qehep4komf63/tas-no-carnaval-sao-paulo-e-o-tumulo-do-samba-04023162CC817326?types=A&

 

   

Bom, é isso! Agora tire as suas próprias conclusões sobre o assunto.

 

Bloco na rua Martins Fontes

Bloco na rua Martins Fontes

 

 

 

